5 dias em Paris

Paris é uma cidade lindíssima e cheia de romantismo com imensa coisa para ver e fazer. Estivemos 5 dias em Paris e não deu para visitar tudo e há tantas outras coisas que nos escaparam ou por não termos tempo ou por desconhecermos a sua existência.

Primeiro dia

Como chegámos já ao final da tarde, aproveitámos para dar uma voltinha numa das zonas mais boémias da cidade, onde se encontra o famoso Moulin Rouge, que em francês significa Moinho Vermelho. Demos também uma voltinha por Montmartre e pela Basilique du Sacre-Coeur, que ficam relativamente perto do Moulin Rouge.

Moulin Rouge

Basílica do Sacré Coeur

Segundo dia

Começámos bem cedo por La Défense, o maior centro financeiro de Paris e que se encontra na extremidade ocidental de Paris. Não subimos ao Arco de La Défense pois estava a nevar ligeiramente e a visibilidade era mínima mas deve valer a pena.

Da escadaria do Arco, é possível ver o *Eixo Histórico que segue ao longo dos Champs-Élysées, atravessa o Arco do Triunfo e termina junto ao Louvre. Parece perto mas não é e como estava muito frio e a chover optámos por ir de metro até ao Arco do Triunfo, localizado no centro de uma enorme rotunda e que foi construído em homenagem às vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Junto a este Arco encontra-se uma homenagem ao Soldado Desconhecido.

Arco de La Défense

Arco do Triunfo

A partir daqui seguimos a pé ao longo do Eixo Histórico até ao Grand Palais e Le Petit Palais, que ficam perto da Ponte Alexandre III. O Grand Palais na altura estava em obras e por isso não o podemos visitar, já o Petit Palais estava aberto e adorámos.
O Petit Palais, o Grand Palais e a ponte Alexandre III fazem parte de um conjunto monumental fantástico.

De seguida, atravessámos a Ponte Alexandre III, em direção a Les Invalides (palácio dos Inválidos), que em 1670 dava abrigo aos inválidos do exército. Aqui encontram-se sepultadas algumas personalidades ilustres, como é o caso do Napoleão Bonaparte, cujo corpo foi repatriado da ilha de Santa Helena em 1830. O seu túmulo encontra-se na cúpula do palácio e o caixão é feito de pórfiro vermelho importado da Rússia.

Petit Palais

Les Invalides

Ao início do entardecer fomos até à Torre Eiffel, apelidade de "Dama de Ferro Parisiense", construída para a Exposição Universal de 1889, em comemoração do centenário da Revolução. Começámos a subi-la ainda de dia, mas quando chegámos ao topo já era de noite.
A Torre é uma estrutura metálica que comporta três plataformas e uma antena de televisão no topo. A primeira e segunda plataforma podem ser acessadas por escadas ou elevador, mas para a última plataforma só mesmo de elevador. Nas 3 plataformas encontram-se restaurantes, exposições, lojinhas, etc., o que serve perfeitamente para uma pessoa aguardar pelo sua vez para apanhar o elevador que demora imenso tempo.

Torre Eiffel

Ainda na zona da Torre Eiffel encontram-se os Jardins TrocaderoChamp de Mars que não tivemos oportunidade de ver ao pormenor, mas vistos do topo da torre são lindíssimos.

Terceiro dia

Começámos bem cedo por visitar o Museu do Louvre, considerado o museu mais importante do mundo, pela riqueza das suas coleções e pela influência que tem exercido nos restantes museus de todo o Mundo.

O museu é um vasto complexo com 200 000m2 que compreende sete departamentos, dedicados a antiguidades egípcias, orientais, gregas, romanas, escultura, pintura e desenho. Já para não falar nas pirâmides espelhadas, nos jardins e no Arco do Triunfo do Carrossel.

Permanecemos aqui a manhã toda e um pouco da tarde, mas ainda tínhamos muito que andar pelo que houve alguns departamentos, com menos interesse para nós, que passámos "literalmente" a correr.

Museu do Louvre

Arco do Triunfo do Carrossel

Daqui seguimos para a Ilha de la Cité, onde se encontra o La Conciergerie – Palácio da Justiça, que ocupa quase 1/3 desta ilha, e a Sainte-Chapelle, uma capela gótica construída no século XIII. Entre os aspectos mais belos e notáveis da construção da capela estão os seus vitrais emoldurados por um delicado trabalho em pedra, com rosáceas acrescentadas à capela superior no século XV. Estes vitrais são considerados os mais belos e notáveis em todo o mundo.

Ainda nesta pequena ilha encontra-se a famosa Catedral Notre-Dame uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico e que é lindíssima.

Catedral de Notre Dame

Forum les Halles

Depois, apanhámos o metro em direção ao Forum les Halles, um shopping bastante curioso. Mesmo ao lado encontra-se a Igreja Saint Eustache, que é considerada a 2ª maior de Paris e que não fica muito atrás de Notre Dame.

Passámos também pelo Centre George Pompidou, Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou, onde se podem ver várias obras de arquitetura, arte moderna, arte antiga, livros e esculturas. Este museu organiza várias exposições temporárias, conferências, debates, ciclos de cinema, espetáculos teatrais e shows musicais, pelo que vale a pena ir dar uma espreitadela.

No final do dia ainda tivemos tempo para dar um saltinho ao Parque de la Villette onde se localiza a cidade das ciências e da indústria. Este local é bastante interessante pois acolhe tanto exposições permanentes como temporárias, assim como o Planetário, o Cinaxe, uma estrutura em movimento que projeta imagens tridimensionais, e la Géode, uma bola gigante espelhada, com uma sala de cinema lá dentro, e que projeta filmes na sua superfície esférica em formato IMAX.

Quarto dia

Levantámo-nos bem cedo e após uma viagem de comboio até Marney-sur-Vaille chegámos à Disneyland Paris. Percorremos os 2 parques da Disney, o Disneyland Paris e o Walt Disney Studios Park e adorámos os dois. Era como estar num mundo à parte em que as musicas nos faziam reviver momentos e filmes da nossa infância. É uma experiência única e quem vai a Paris e não vai à Disney é como ir a Roma e não ver o Papa! :)

Quinto dia

No último dia já estavamos muito cansados, mas ainda tivemos forças para divagar um pouco pelas ruas da cidade, passando por alguns edifícios bem bonitos. Fomos à Place de la Concorde, local onde se guilhotinavam as pessoas na época da Revolução e depois fomos aos Jardins de Luxembourg onde se localiza o Palácio do Luxemburgo. Este jardim tem cerca de 25 hectares empedrados e relvados, povoados por estátuas e providos de grandes tanques de água onde as crianças pilotam modelos de barcos.

Completamente esgotados das férias, ainda conseguimos ir a pé, até ao Panthéon, um monumento em estilo neo-clássico situado no monte de Santa Genoveva, em pleno Quartier Latin.
À sua volta dispõem-se alguns edifícios de importância, como a Igreja Saint-Étienne-du-Mont, a Biblioteca Sainte-Geneviève e a Universidade Pantheon-Sorbonne.

E assim terminou a nossa visita a Paris, ficando ainda muita coisa por ver como:

• Cemitério Père Lachaise, o maior cemitério de Paris e o mais famoso do Mundo.
  • Palácio de Versailles, palácio lindíssimo e luxuoso que se localiza nos subúrbios de Paris.