Fragas de São Simão

Este fim de semana fui a casa da minha mãe e no sábado aproveitei para mergulhar nas águas da Ribeira d’Alge, na praia fluvial das Fragas de São Simão. Só muito recentemente é que descobri esta praia natural tão pertinho de casa.

É um lugar de beleza ímpar, com águas límpidas, rodeadas de imensas farpas, que lhe dão o nome e que possibilitam a realização de vários desportos radicais.

No início da estrada que dá acesso à praia fluvial existe um mirador de onde é possível apreciar as fragas de São Simão com 70 metros de altura. Depois é só descer pela estrada e procurar um lugar para estacionar (bastante difícil na época alta).

Esta praia é vigiada e tem uma piscina natural, onde as águas da ribeira ficam semi-presas. Ao longo da ribeira encontram-se vários outros locais onde se pode tomar um banho, mas nestes locais já não há vigilância.

Convido-vos a visitar este lugar, fazer os percursos pedestres e até mesmo alguns desportos radicais. Também é interessante visitar a aldeia rural que se encontra relativamente perto.

Mais informações no site das Praias fluviais e Aldeias do Xisto de Portugal.