Festival do Chocolate em Óbidos

Todos os anos, cerca de 200 mil pessoas visitam o festival do chocolate em Óbidos que prima pela sua inovação e eu não podia deixar passar ao lado este evento. Assim, no passado fim de semana fui pela primeira vez ao festival e adorei.

No Festival do Chocolate em Óbidos
No Festival do Chocolate em Óbidos

Mal entrámos nas muralhas do castelo fomos logo invadidos por uma imensidão de “barraquinhas” a vender mil e uma coisas com chocolate, desde ginjinha em copos de chocolate, “chaminés” com chocolate quente, pão-de-ló de chocolate e muitos outros bolos com os mais diversos formatos, todos eles apetitosos.

Pelo caminhos encontrámos algumas exposições de chocolate das quais se destacou a exposição na antiga Igreja de São Tiago com várias esculturas em chocolate.

Quando finalmente entrámos no recinto do festival propriamente dito (na cerca do castelo), deparámo-nos com o Coliseu de Roma, a Muralha da China, Chichen Itza, Taj Mahal e a cidade de Petra “reconstruídas” em chocolate. Obras estas lindíssimas e que foram escolhidas pelos profissionais da área alimentar para representar em chocolate durante o festival deste ano.

Além destas cinco esculturas, foi também executada uma outra dedicada à cidade de Guimarães, numa homenagem a Portugal e ao berço da nacionalidade.

Segundo me constou, só nestas 6 esculturas foram gastas três toneladas de chocolate e demoraram 6 meses a serem construídas.

Durante estes dias em que decorre o festival, alguns dos melhores chefes portugueses de cozinha fazem demonstrações de pratos com chocolate e à noite também confecionam refeições em alguns dos restaurantes.

Só para terem alguma ideia dos pratos, há um restaurante com costeletas de borrego grelhadas com molho de chocolate e Ginja de Óbidos, outro com peito de pato com chocolate e laranja, etc. Só de ver os nomes dá-me uma fome. Não cheguei a provar nenhum destes pratos, uma vez que é necessário fazer uma pré-reserva no restaurante.

Na Cerca do Castelo existem imensos espaços dedicados ao chocolate, desde pontos de venda de chocolates, montras em chocolate executadas  por diversas pastelarias nacionais, concursos de ourives em chocolate,  cursos de chocolateria, palestras, teatro, construção de esculturas ao vivo, body painting e o espaço reservado à Chocolaterapia.

Obviamente, não podia deixar de fazer uma sessão de massagem facial com chocolate. Hmmm, que delícia.

Massagem Facial de Chocolate
Massagem Facial de Chocolate

Recomendo que visitem o festival. No próximo fim de semana vai haver passagem de modelos com chocolate, o que promete.